MUSCULAÇÃO: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA
DE: NELSON BITTENCOURT
INTRODUÇÃO:
Conta a historia que na antiga Grécia um atleta chamado Milon
de Crotona,consagrado nos jogos olímpicos, fazia seu treinamento com um bezerro às costas. Os conhecimentos foram evoluindo e hoje os trabalhos com peso já podem se considerar num estágio avançado dentro da educação física. Mais e mais estudiosos dedicam seu tempo e pesquisas mostrando num processo irreversível, a efetividade do trabalho com peso.
No centro de todo o trabalho com peso se encontra o músculo,estrutura que fez com que fosse adotado em muitos países o termo musculação.
Mas, exatamente pelo trabalho muscular ter se tornado o centro das atenções, correu-se o risco do esquecimento de um dado fundamental: em torno de todo músculo há um homem, com suas características próprias,suas necessidades e ambições.
O homem é o centro deste livro. Não nos propomos apresentar "1001 exercícios para desenvolver sua musculatura em 30 dias", muito menos um tratado sobre os recursos materiais disponíveis no mercado. Buscamos,sim, dar uma abordagem metodológica á musculação para que ela possa adequar-se ao homem evitando o tão desaconselhável processo inverso. Quando se fala em musculação se fala em "exercícios contra a resistência", e programas generalizados e padronizados poderiam ser no mínimo, perigosos.
Chamamos a atenção especialmente para a necessidade da presença constante do Professor de Educação Física não só junto ao aluno, acompanhando-o e orientando-o, mas também junto aos fabricantes dos recursos materiais para a musculação procurando,num trabalho conjunto, as melhores e mais técnicas soluções para a criação e construção dos mesmos.
Milon de Crotona treinava com um bezerro em suas costas. Hoje nossa realidade é outra e os resultados também. Talvez em um tempo futuro os conhecimentos sejam de tal ordem que façam com que o nosso trabalho de hoje pareçam tão primitivo quanto nos parece o da Grécia antiga. E é isso que a ciência busca: superar-se, e ,superando-se, contribuir para que o homem e seus conhecimentos evoluam cada vez mais.
